terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dinossauros partidários



Se há coisa que me bole com os nervos é ouvir os dinossaurius partidarius, como o jovem Jerónimo de Sousa, apoucar métodos democráticos, meter a cassete  e falar de caras recauchutadas, num estilo muito próprio de olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço. A extradordinária velocidade com que qualificaram as Primárias do PS, dizendo delas o que maomé não disse do toucinho, invocando a "inconstitucionalidade" de um processo auditado e globalmente limpo e transparente, mostra bem o horror que é para o PCP qualquer metodologia que fuja à sua pulsão totalitária e controladora.  Acrescentou ainda o jovem Jerónimo, que não vê sinais que o maior partido da oposição esteja disponivel para fazer mudanças politicas que o PCP considera fundamentais.... Não ocorreu ao venerando senhor recorrer a um oftalmologista para reforço das lentes oculares que já devem estar desactualidades, por forma a permitir-lhe ver os sinais, assim como presumo que será pedir demasiado, esperar que o senhor perceba que seria de bom tom esperar para ver, antes de começar a atirar a tudo o que mexe no PS.  Em todo caso isto é só um exercício bloguistico, de facto o PCP está nas suas sete quintas no tiro ao "perigo principal". Nada de novo!

Nesse aspecto é muito parececido com o Aníbal, outro dinossauriu partidáriu, de sinal contrário, há 40 anos na vida política activa, dez anos primeiro ministro, dez anos, que nunca mais terminam, presidente da república, fala e dá sermões como se dela não fizesse parte. O discurso nas comemorações da república foi próprio de alguém caído de paraquedas na política portuguesa, intimando  os partidos ao "compromisso" com o governo dele, claro, ameaçando com o risco de implosão do sistema partidário. Não ocorreu ao provecto ansião reflectir sobre o seu próprio contributo, bem negativo e malsão para a referida implosão que tanto parece temer. Não!  no final, em qualquer circunstância dirá, eu bem vos avisei.

2 comentários:

  1. Ariel, com calma, a referida inconstitucionalidade, julgo que nem era referida às "primárias" mas ao fim em vista, o de eleger um candidato a primeiro ministro. De facto, é uma formulação (no mínimo) estranha à Constituição e que não deixará de ter como efeitos nefastos o desvirtuar da importância do Parlamento...

    Ariel, com calma, Frei Tomas ficaria transtornado ao ser por si citado... é que o PCP (de quem o tal "jovem" é "apenas" uma cara) não se limita à pregação, ele faz . Ó se faz...

    Ariel, com calma, não é só o PCP que "não vê sinais que o maior partido da oposição esteja disponivel para fazer mudanças políticas" é que há mais dinossaurius partidarius, como este, que também não conseguem ver.

    A Ariel, sabe, que se houver concentração de preocupações, o entendimento é possível. E sabe, por experiência própria, não é?

    ResponderEliminar
  2. Rogério, com calma budista, sobre o link para o dinossaurius partidarius que fez o favor de aqui colocar, lembro-lhe a expressão popular: meninice pacata, velhice gaiteira. há gente com uma grande necessidade de ajustar contas consigo próprio. uns vão ao psicologo, outros vão à missa. Parece-me uma atitude muito louvável..Isso não os torna mais sabedores, nem lhes confere autoridade. Têm uma opinião e eu tenho outra.
    Quanto ao PCP, que tem responsabilidades quando fala, a menos que o Rogério queira estabelecer um plano de igualdade nas respectivas afirmações, considero absolutamente lamentáveis as declarações proferidas, para não dizer ofensivas, quando foi indicado Ferro Rodrigues para lider parlamentar.
    Beijinhos e abraços.

    ResponderEliminar