segunda-feira, 26 de março de 2012

História que não é da carochinha


"A demissão do Secretário de Estado da Energia foi uma demissão "sem história", disse o primeiro-ministro. Mas a história dessa demissão começou já a ser contada. E por quem? Por um homem de cabelos brancos que negociou o acordo com a troika em nome do PSD, mas que não quis executá-lo enquanto ministro das finanças, embora tenha sido convidado a fazê-lo. E que acabou presidente da empresa cujos interesses, segundo os jornais explicaram em devido tempo, empurraram, de facto, Henrique Gomes para a demissão. Esse homem é Eduardo Catroga. Há um ano reconhecia a existência das tais "rendas excessivas" de que a EDP beneficia, ou - é legitimo supor-se - não teria dado o sei "amén" ao memorando da troika, que determina a revisão em baixa de certos pagamentos aos produtores de energia; agora veio explicar que é preciso "analisar com serenidade" para  "ver se existem ou não existem" as tais rendas excessivas.
Passou um ano. Catroga é o mesmo homem, sério e competente com certeza, como juram amigos e companheiros. Diz hoje sobre o mesmo assunto algo muito diferente do que aprovou há um ano. Mas isso que importa quando se é um homem sério e competente? Onde antes estava o ex-ministro das finanças que negociava o memorando da troika  e dizia defender o interesse público, está hoje o representante de uma empresa privada com interesses opostos. E está um salário milionário que o obriga a ser competente na defesa de quem lho paga.
A história que não havia na demissão de Henrique Gomes existe mesmo e é aquela que os jornais foram contando. Uma história pouco edificante, mas muito esclarecedora sobre os circuitos do poder, isto é, sobre quem manda, de facto, em Portugal."

Fernando Madrinha, "Um homem competente", Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário