segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A pobreza

 
"Pobres à beira mar" 1903, Pablo Picasso

"Já somos a  Grécia
(...)
O primeiro-ministro justificou os cortes bem além do memorando da troika com base num conjunto de surpresas que terá encontrado. Nenhum dos documentos de execução orçamental conhecidos dá cobertura às afirmações  de Passos Coelho. O único desvio conhecido resulta da Madeira, do BPN e da degradação da receita fiscal, fruto da austeridade adicional. Até prova em contrário, o elemento de surpresa é o conjunto de mitos em que assentou a campanha eleitoral do PSD. Recuperar as justificações de Passos Coelho para chumbar o PEC 4 é penoso e fragiliza hoje a capacidade política do primeiro-ministro. Da austeridade que era excessiva passámos como por arte mágica, para uma austeridade necessária. Para quem se alcandorou na verdade, estamos falados.
(...)
A receita que nos é oferecida é um caminho para o desastre. Não é possível vislumbrar nenhum círculo virtuoso nesta solução: as receitas do Estado só poderão retrair-se, o défice e a dívida tenderão a crescer em percentagem do PIB, a economia colapsará e as famílias ficarão mais pobres, com o desemprego a disparar para valores que não encontram paralelo na sociedade portuguesa das últimas décadas."

Pedro Adão e Silva, no Expresso

7 comentários:

  1. Oi, amiga que essa crise seja só algo passageiro, não sei bem como está a situação de vocês aí, os brasileiros já estão acostumados a viver com tanta corrupção...
    A pobreza do povo, aqui é uma tristeza.
    O desemprego é o pior.
    Sorte e força pra vocês!
    Beijo da Mery*
    Se disse o que não devia, me diz lá, depois. Ok?

    ResponderEliminar
  2. Ariel
    Esperamos para logo ver o que vai sair depois das 17h.
    Cada dia que passa sinto uma tristeza enorme, não pensei em voltar a tempos destes, não era isto que eu gostaria para os meus netos.

    ResponderEliminar
  3. Mery, tenho muito gosto nas suas visitas. As coisas por aqui estão pretas sim, e o alento e solidariedade dos amigos são muito bem vindos.

    Beijo Mery

    ResponderEliminar
  4. Adélia, depois das 17h saiu mais do mesmo em versão mais sonolenta. Ninguém estava à espera disto, é terrível.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. para o fundo com um saco de calhaus ao pescoço, Daniel...

    ResponderEliminar
  6. E não tarda nada, seremos a Argentina do tempo do Corralito

    ResponderEliminar