sábado, 23 de abril de 2011

Sábado da aleluia

Ressurreição,  Piero della Francesca

Vivaldi - Gloria: 1. Gloria in excelsis Deo - Trevor Pinnock - The English Concert


6 comentários:

  1. É lindo, mas fora do calendário. Só um detalhe sobre algo que é muito comum confundir-se: Sábado de Aleluia é de hoje a oito dias. O primeiro dia de Aleluia é o Domingo de Páscoa ou da Ressurreição (que se dá ao terceiro dia). Este Sábado Santo, segundo dia da morte, Cristo continua morto. Para os cristãos, Jesus só ressuscita amanhã e, por isso, hoje prolonga-se a tristeza do dia da morte, que ontem ocorreu.

    Nunca dei catequese, não sou sacrista nem endeuso Cristo. Apenas sei um pouco disto

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rogério.
    Já tinha programado para amanhã o Halleluya de Hendel que me parece ser mais adequado ao domingo de Páscoa. Sempre me fez confusão esta coisa das datas, e nos meus tempos de catequese não esclareci devidamente a questão. Para mim sempre foi , Sexta-feira Santa, Sábado da Aleluia, Domingo de Páscoa. E não vai ser já com esta idade que vou mudar o "meu" calendário pascal :)))

    ResponderEliminar
  3. Ariel Querida
    Cresci numa aldeia onde era 5ª feira santa da parte da tarde e 6ª feira de manhã, penso que existem muitas pessoas que se lembram disso, também era Sábado Aleluia e Domingo de páscoa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O Rogério Pereira tem razão cronologicamente, quanto à Ressurreição, mas a Aleluia tamném é devida à Redenção, que se tornou verificável logo pós o Sacrifício.

    Beijinho e Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Valorizo mais o seu conhecimento de arte e musical, que o meu saber celestial...

    ResponderEliminar
  6. Querido Paulo, muito obrigada pela bondade e sabedoria com que "salva" do meu pobre post...

    Beijinho!!:))

    ResponderEliminar